Misture beleza natural, história, corpos dourados, muito agito, um verão que dura quase que por inteiro os 365 dias do ano e um mar de perder o fôlego. Você está pertinho de adivinhar que paraíso é esse. E se disse Porto Seguro e a linda costa do Descobrimento merece um 10 com louvor.
Porto Seguro é, naturalmente, o município mais conhecido desta região, o Extremo do Sul da Bahia, que compõe a chamada Costa do Descobrimento.
Conhecido, famoso e uma espécie de retiro para todos os gostos. Seu parque hoteleiro está entre os 10 maiores do Brasil, oferecendo opções que vão desde pousadas populares a luxuosos resorts no padrão dos melhores do Caribe.
Para o baiano Porto Seguro é um perto-longe. Fica a cerca de 730 quilômetros de Salvador e dela fazem parte ainda os municípios de Santa Cruz de Cabrália e Belmonte.
Sem a menor dúvida que se fosse mais perto não haveria espaço para os turistas de outras regiões, tamanho o fascínio que desperta entre os habitantes da capital.
Mas não custa lembrar de suas belezas e tentar seduzir pelo encanto de suas praias, de suas águas mornas e de sua intensa vida noturna.
Historicamente suas localidades remontam exatamente ao primeiro contato dos descobridores portugueses com o que viria a ser mais tarde o Brasil.
Para contar melhor essa história nada melhor que ouvir dos índios, remanescentes das tribos que ocupavam todo aquele território. E, em meio a conversa, ainda comprar artesanatos feitos por eles mesmo em suas aldeias.
História de lado, o visitante poder curtir alguns dos mais luxuosos e sofisticados hotéis e resorts do País, em distritos como Arraial D’Ajuda, Trancosos e Caraíva.
Por ser considerada o berço da história e cultura do Brasil, esta região foi tombada como Patrimônio da Humanidade. Merecidamente.
Lá o turista pode curtir todo tipo de agito, desde um belíssimo pôr do sol, a diversão nos chamados centrinhos, passando por um festival gastronômico estonteante, comandando por chefs renomados mundialmente. Sem sofisticação, que tal experimentar um “capeta”, drinque popular muito comum entre os jovens.
Aliás, come-se muito bem em toda a região. Há restaurantes para todos os bolsos e gostos, caprichando nos frutos do mar, mas oferecendo uma gama de opções de primeira linha.
No seu vasto litoral, destaca-se a chamada Costa da Baleias, que tem esse nome devido à presença das baleias jubarte, que nadam desde a Antártida até o Parque Marinho de Abrolhos, entre julho e novembro, para sua reprodução. Espetáculo imperdível.
O acesso a Porto Seguro pode ser via BR-101 ou BR-324 Sul, a partir de Salvador, e ainda de avião, partindo de diversas cidades brasileiras.